08 agosto 2007

MENTIRAS SINCERAS

“De vez em quando, nessa vida, a gente engole um caô... pra se arrumar, pra se arrumar, pra namorar, pra namorar, pra ser feliz, pra ser feliz, pra ter amor.”

Elba Ramalho estava certa. Na vida, a gente precisa engolir umas mentirinhas de vez em quando e fazer cara de paisagem. Pra se dar bem. Pra ser feliz. E até pra namorar.

Sempre fui metida à pessoa-mais-sincera-do-mundo e sempre me dei mal. Portanto, não aconselho ninguém a seguir meus passos. Minha mania insuportável de falar a verdade faz com que eu exija o mesmo tipo de atitude das pessoas. E aí, qualquer deslize é o suficiente pra eu mostrar o cartão vermelho. Falta grave. Não tolero mentira de espécie alguma. Se um dia eu perguntar pra uma amiga qual o caminho que ela faz pra chegar até minha casa e ela mentir, a amizade se encerra junto com a resposta dela.

As pessoas mentem basicamente por duas razões: pra protegerem a si mesmas ou pra protegerem alguém. "Eu já disse mil vezes que eu não fiquei com essa garota". E assim, cada um protege o seu como pode. "Olha, seu guarda... eu acabei de estacionar aqui... já ia colocar a faixa-azul". E o “seu guarda” já ouviu esse papo centenas de vezes! "Se você se comportar bem, Papai Noel vai trazer presentes pra você no Natal". E essa era sua mãe te ensinando, desde pequeno, a mentir pra conseguir o que quer.

E assim, homens e mulheres mentem. Seja pra proteger o relacionamento, seja pra tirar o próprio da reta. "Essa é a última cerveja e nós vamos embora". E você esperou por duas horas e intermináveis 48 minutos enquanto o bebum do seu namorado contava piadas sem graça e falava de futebol com os amigos. "Eu nem acho a Sandrinha bonita, você sabe que eu não gosto de mulher com silicone". E lá estava seu namorado hipnotizado quando a cidadã adentrou seu baile de formatura com um decote no melhor estilo mamãe-quero-dar-pra-festa-inteira.

Minha avó dizia que mentira tem perna curta. E eu digo mais: tem perna curta e tropeça. Quem mente tropeça em si mesmo. Tropeça nas palavras. Embola frases. Mistura idéias. Se confunde. Tenta confundir o outro. Engasga. Contradiz a si mesmo a cada três frases ditas. Os olhos piscam mais rápido que o normal e vagueiam sem foco. Quem mente, mais cedo ou mais tarde, acaba se entregando de alguma forma.

E eu, que já me dediquei a estudar sobre mentiras e pessoas que mentem, hoje, preferia mentir pra mim mesma e fingir que nada sei. Preferia acreditar que minha amiga está dizendo a verdade sobre meu cabelo novo. Preferia acreditar quando meu namorado diz que me acha a mulher mais linda do mundo. Preferia acreditar quando minha mãe fala que meu nariz não é torto e que eu nem sou tão baixa assim. Preferia acreditar que a amiga do meu namorado é só amiga mesmo. Preferia acreditar que existe amizade entre homem e mulher e que todos meus amigos gostam de mim só porque eu sou gente fina e não porque me acham sarada e gostosa. Preferia acreditar que as pessoas podem mudar. Preferia acreditar que o que passou é só passado. Preferia acreditar só pra namorar. Só pra ser feliz. Só pra ter amor.

<><><><><><><><><><><><>

Queridos, mais uma vez, obrigada pelos comentários lindos, pelos emails infinitos, pelas pessoas fofas que estão na minha comunidade no orkut (quem fez foi a fofa da Lu e o link da comunidade tá aí do lado). Amo tudo isso!
Beijos.

Foto: Rafaela. Olhares.com

56 comentários:

Anônimo disse...

Eu gosto de vc pq vc eh gente boa. Simples assim.
Beijo direto de Istambul.

Anônimo disse...

eu gosto de vc pq eh boa simples assim beijo direto de istambul

Anônimo disse...

Eu prefiro ser contra a mentira também. Não aceito gente que mente.
Bjossssssss

Unknown disse...

A mentira faz tão mal pra quem preza a verdade né Brena? Também sou como vc, me aterrorizo com a capacidade que as pessoas têm de inventar caôs absurdos a troco de nada.. Apenas pelo simples prazer de mentir...

beijo grande pra vc.
Estou com novo blog.. tentando escrever indignações, mas comecei agora.. Quem sabe daqui uns 435 anos esteja escrevendo parecido com vc.

beijinho

http´://voxpopulidei.blogspot.com

Ricardo Rayol disse...

Todo radicalismo é ruim. E sem duvida fazer cara de paisagem em certas situações é necessário.

Anônimo disse...

quem diz que nao mente ja esta mentindo Brena minha querida, mas mentir descaradamente com a maior cara lavada e sem a menor necessidade ai é de laskar o cano né miga bjs e fica com deus!!

Simone Luz disse...

Perfect como sempre! Tenho que contar uma coisa... perdi horas da minha noite mas li todos os textos daqui.

Bjus =)

Anônimo disse...

Acreditar, às vezes, faz bem... ou, pelo menos, não faz mal a ninguém.
Abraço grande!!
Jailene.

Fê Seixas disse...

Como já cantava Cazuza: "Mentiras sinceras me interessam".
Mas as vezes a mentira se faz necessária, aliás a mentira não, a omissão.
Beijos,

Sahh disse...

E eu aprendi nas minhas 17 primaveras que pior mesmo eh quando a gente tenta se enganar..
aih n�o d� mesmo :/


PERFEEEEITO o seu texto =)

Beij�o mo�a :*
tudo de bom pra tii!

Anônimo disse...

Eu também já fiz muito o tipo menina sincera demais. Hoje tô mais maleável e acredito que sinceridade é importante sim, porém nem sempre precisamos dizer a verdade. As vezes omitir pode ser melhor que mentir ou dizer a verdade. Às vezes a mentira também é aceitável, pra ser feliz, ou pra ter amor como você mesmo diz.

Bailarina disse...

Falando em mentiras...sejamos sinceros com a gente mesmo...Atire a primeira pedra quem nunca mentiu ou omitiu por alguma coisa ou por alguém. É ruim? É. É feio? É. Mas é ainda pior quando fazemos isso com a gente mesmo...
Tb gosto de sinceridade e franqueza...tb sou sincera em excesso, já tomei muito na cara por conta disso...E hj sei que nem sempre dá pra ser assim. Triste...mas fazer o quê?!

Abraços Brena...vc como sempre: BRILHANTE!

Ps: Visite-nos...tem um novo conto por lá!

Anônimo disse...

Eu tb sempre fui metida a pessoa mais sincera do mundo. (y)
É normal vc engolir certas mentiras, fingir que não ouve, que não liga, pq se for ligar pra tudo fica foda... alias, eu tenho pra mim que as pessoas buscam a sinceridade.. mas diante de tanta falsidade oq elas pensam? Oq adianta só eu praticar a sinceridade, não mentir.. sendo que o resto do mundo é falso cmg?

É assim, e é horrível isso.. não tem sensação pior, as vezes da uma revolta hahah, 99,9% das coisas q vc ouve durante o dia, é mentira. 99,9% das pessoas que convivem com vc.. são falsas!!
Sinceridade em excesso magoa, mas é sempre a melhor opção :D
[clichê, mas é verdade..]

;*

Anônimo disse...

http://www.bolsademulher.com/estilo/materia/mentir_ou_omitir/4331/1

legal óh :D

lipeburger disse...

bre, eu não acredito em um mundo construído em sinceridade extrema não! Mas acredito em intenções...Traição é canalhice, mas dizer que o cabelo está legal quando vc, na verdade, não achou, é demonstrar apreço pelo amigo. Até pq bonito ou não é questão de ponto de vista...
mil bjsss

Unknown disse...

Brena,
querida..
Obrigada por ir no Vox Populi..

Tem coisa nova lá..
Vai lá.

Bjim pra vc.

Ana Leticia disse...

Ai Brena... Cada texto seu que eu leio, penso: "Neste a Brena se superou...". Aí leio outro e falo: "Não, neste, foi neste aqui que ela se superou." E por aí vai, sabe como é?
E mentira tem perna curta e tropeça sim, bem como o amor é cego surdo, mudo e manco de uma perna... Beijos, quérida!
Ana.
www.mineirasuai.blogspot.com

Anônimo disse...

Brena
Vc se supera sempre em cada postagem!
Parabéns!
Assim como vc eu não gosto de mentiras, mas concordo com quem disse ... atire a primeira pedra quem não nunca na vida mentiu!
rs
Por mais sinceros que sejamos, sempre nos vemos envolvidos numa mentirinha básica.
Fazer o que?
Sendo nada que nos prejudique ou que prejudique aos outros ... tá valendo!
beijos minha Cutília.

Moita disse...

"Se fechas as suas portas à todas as maldades, impedirás muitas vezes a verdade de entrar".

Confucio

As vezes a verdade é uma maldade e a mentira uma bondade.

1 cheiro

david santos disse...

"Mentiras sinceras"!?
Não. Eu vou parar por aqui! Sei que vou passar o fim-de-semana a trabalhar, mas pelo título do primeiro texto que começo a ler, não pode ser de outra forma.
Vou dar uma vista de olhos aos textos que me faltam ler e, depois sim, depois vou comentar.
Mas, ao que me está a parecer, nõa vai ser fácil.
Vamos ver! vamos ver! Até pode ser que eu tenha sorte e o título seja só fumo sem fogo.
Até sempre.

Anônimo disse...

Olá, tudo bem Brena?
Como sempre você está mandando textos. Parabéns!!!
Quero aproveitar e pedir sua permissão para publicar alguns de seus textos no meu space, assim como publico os textos da Tati Bernardi.
Aguardo sua resposta.
Beijos

Anônimo disse...

Corrigindo!!!
*Como sempre você está mandando
BEM EM SEUS textos. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Hey Brena!
Mentira realmente é a pior das fraquezas... que coisa feia!
Adorei o texto e principalmente o desfecho dele.
Bjokas e um lindo final de semana.
Bella

Anônimo disse...

Também não gosto de mentiras, nem de ouvir, nem de falar... ando com uma política de falar sempre a verdade, claro que me fudi muitas vezes, mas ainda prefiro ser brutalmente verdadeira do que covardemente fingida... mas enfim, nessas situações que você citou, você não está fazendo nada mais que renegar e não quer encarar que a amiga do seu namorado não é só amiga, que seu namorado não te acha a mulher mais linda do mundo e por ai vai... ou simplesmente não quer assumir que sente ciúme... enfim, tem vários sentimentos que despertam nessas situações que vc citou!! Beijo se cuuuida!!

Tati disse...

às vezes o que importa é a intenção, nem toda verdade deve ser dita! Eu sou a favor da segunda chance... as pessoa erram e as vezes não por mal.
um beijo

Anônimo disse...

Brena, suas palavras são incríveis. Como eu me identifico. Tbm sou do tipo que fala mesmo, detesto mentiras. Mais o post anterior... parece que eu estava escrevendo, rs. Vc tem planos de lançar algum livro? Bjs!

Anônimo disse...

Mentiras sinceras uma ova! Daqui a pouco vamos aceitar traição como uma dádiva?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Odeio mentira.
E tenho dito. Só isso.



Beijo.

Glênio Gangorra disse...

Um texto interessante digno de uma liberticida reacionária imperialista que quer ver o povo entregue à sanha assassina de Bush. Nós, defensores do movimento democrático nacional-socialista bolivariano, lutaremos até a ultima gota de sangue contra tal igonímia.

Anônimo disse...

Custou muito para eu entender que preciso engolir certas mentiras de vez emquando(ou fingir que), se quiser ter um pouco de paz. Pelo jeito, amiga, o número de mentirosos é muito maior do que parece. Muito bom esse seu texto. Corretíssimo e muito atual ... rs. Beijo!

Esther disse...

A pergunta que me faço sempre diante de uma mentira: Cris: Vc quer ter razão ou ser feliz???Muitas vêzes , a felicidade é ouvir a mentirinha e fazer de conta que se acredita nela....Bj

Anônimo disse...

hndmj,k

Simone Luz disse...

Estou ansiosa por um post novo...hahahaha =)
Bjus!

Vida Nómade disse...

Eu prefiro uma dura verdade a uma doce mentira,não tem jeito.
Obrigado pela visita lá em casa.

O texto?
Como vc sempre vc arasa.

Bj

Mustafa Şenalp disse...

What a nice blog you have!

Walter Carrilho disse...

Entre homens e mulheres funciona assim: um lado finge que fala a verdade e o outro finge que acredita. lembra aquele papo "Isso nunca me aconteceu antes?" Pois é, baita mentira...

david santos disse...

Cheguei a ficar preocupado com o "título", mas não. É apenas um título. Com um significado, claro, mas somente um título.
Pois é, minha amiga, Brena. O teu jeito de escrever é lindo e despertador de curiosidades. Eu gosto muito do que escreves, porque tudo que escreves tem algo "cunhado"; ou melhor: tem cunho. És tu. Não como pessoa, mas escritora. E isto é do que eu mais gosto nas pessoas que escrevem. Não é o escrever bem que preocupa, que não é o teu caso, pois também escreves bem, mas o cunho. Este sim, este continua a ser teu e eu amo isso.
Mas vamos ao texto:
O texto tem três partes que aqui vou deixar muito resumidas, à minha maneira de ver, claro, porque há sempre quem veja à sua maneira. E eu sou apenas mais um a ter maneiras de ver.
Primeiro parte: a primeira parte é, ainda que a queiram pintar de branco, é preta. É a hipocrisia a que nunca nos devemos sujeitar para agradar ou não sensibilizar. No Fundo, a forma mais ingrata e suja da mentira. Embora em nossa mente, estejamos admitir ser uma mentira que não prejudica e, até, por vezes, necessária. Puro engano.
A segunda, embora sem menos gravidade que a primeira, também é muito grave: é a luta pela aparência, a que as pessoas julgam, muitas vezes, ser poder. No fundo; uma luta de sobreposição. Mostrar que somos... quase sempre mais que algo ou que alguém.
A terceira, esta sim, muito triste. Já é uma luta entre o mendigar e o sobreviver. Esta, sem que as outras também não o sejam, é a mais terrível. Pois prova que nós, humanos, somos pedaços de dependência.

Abraços querida amiga

David Santos

kTIA disse...

Oi Brena, sempre passo aqui pelo teu Blog, vc escreve como ninguém...
Tõ começando um blog tbm.. não sei bem ainda como usar as palavras mais espero chegar lá, rsrsrs
Bjos e quero saber se posso te linkar?

Moita disse...

Eu quero é mais!

Cadê você e seus textos?

3 cheiros

Vanessa Martins disse...

oooo guria!
saudade de ti!
passei para deixar um abraço,belo post!

Unknown disse...

Acho seus textos perfeitos!!!
"Não perca seu tempo comigo", "Não manda mais" e "Nosso orgulho e outras merdas" são meus preferidos!
Vc consegue escrever exatamente o que eu penso. Aliás, houve vezes que só pensei depois de ler textos seus. Porque sentir, ah! Isso eu sentia! Só não sabia. hehehe
Continue escrevendo!
Beijos

Myla_angel disse...

Ótimo texto...

Me identifiquei muito com vc quando disse q não tolera mentira...
Desde pequenos somos ensinados "inconcientemente" a não mentir...Talvez não nessecitamos tanto da mentira, ou talvez sim...Rostos com expressões agradaveis e palavras amorosas é fácil de encontrar, dificil é saber se essas são sinceras...

Beijos, amei o blog
Amei mesmo eim!
Hehe, até+

mojitos disse...

Não. Eu não lhe abandonei.

O Exame de Inconsciência dá suspiros, pede pra viver, ainda que em agonia.

Façamos a vontade dele.

Um Beijo.

Anônimo disse...

Por onde anda?
Um beijo de Lisboa.

Simone Luz disse...

Brena cadê os textos? rs
Você nos viciou a ler-te...

Beijos!

Alex Breansini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oposto do Exposto disse...

Textos perfeitos
Adorei seu Blog Brena
Parabens mesmo
Vou coloca-la nos meus links, no meu blog
se quiser dar uma passada por lá
o link é:

http://www.opostodoexposto.zip.net

Bjos

Juliana Marchioretto disse...

mesmo tentando às vezes, não consigo fingir que não vejo. e nem fingir que não sinto. não vale a pena...

beijoca

Sahh disse...

Saudade dos teus post's :/


:*
tudo de bom pra vc :)

Anônimo disse...

Brena!

Você pode, diz que sim!, me mandar o "Fica na minha vida pra sempre"?

Heim, heim?

Beijo, Nina.

Anônimo disse...

Eu odeio mentira, não gosto de ser enganada e falsidade para mim é um dos piores venenos que podemos experimentar, mas confesso que às vezes minto e acho que algumas mentiras são permitidas...
Bjitos!

Inédita disse...

Bom colega, estou tentando arduamente. É dificil...tão dificil...

Carolina Braga disse...

'Minha mania insuportável de falar a verdade faz com que eu exija o mesmo tipo de atitude das pessoas.'

:o

MARKET & Psique disse...

MuiTO BOM SEUS TEXTOS...
SEMPRE ESTOU POR AKI...DANDO UMA OLHADINHA...

JESUS TE GUIE EM TEUS PASSOS.
E QUANDO ESTIVER SOZINHA..

ELE ESTÁ AO SEU LADO.
SEMPRE.

VC NÃO PODE VÊ-LO...
PRECISA SE PERMITIR...SENTI-LO.

BJUSSSS

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Toda la informacion que buscas sobre ganar dinero[/b]
Nosotros hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como trabajo casa. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son unicamente formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]