23 agosto 2007

A ALMA MURCHA E OUTROS SINTOMAS

Mais uma balada e você lá. Alma aberta, coração vazio, copo cheio. O cidadão lindo, cheiroso e sarado do seu lado puxa papo e, você que não tá fazendo nada mesmo, começa uma interação. É “como você se chama?” daqui, “o que você faz da vida?” dali, “quantos anos você tem?” de lá... o currículo inicial básico. Depois de algum tempo, o módulo básico pula pro avançado. E a noite termina no avançado plus com direito a upgrade no dia seguinte. Perfeito.

No começo, tudo é lindo. Ninguém tem defeito. Todo mundo jura fidelidade e amor eterno. No terceiro mês, você desconfia porque a vizinha do quarto andar liga tanto pra ele, porque o futebol termina meia-noite, porque todo dia ele tem uma nova entrevista de emprego, porque ele sempre sai com algum amigo que você nunca ouviu falar antes. Por que tanta história estranha? É só coisa da sua cabeça? Você tá vendo coisa demais? Ou é só ciúme?

Você já não freqüenta as baladas que gostava. Mal sai com as amigas. Perdeu contato com seu amigos homens. Parou de correr às terças e quintas com seu vizinho. Deletou seus ex-namorados, rolos e ficantes do MSN. Excluiu seu orkut. Deletou números suspeitos do seu celular. Você cede, cede, cede. Até uma hora que a corda cede. Arrebenta.

Você cedeu tanto, sem perceber, que murchou. Secou feito uma flor no inverno. E agora espera a primavera da janela da sua casa, de onde, inclusive, você mal sai. É de casa pro trabalho, do trabalho pra casa. Ele que te achava linda, mal te vê. Sua luz apagou. Foi-se o brilho junto com as noites de festa. A poesia virou drama. O avião virou ônibus. O amor se transformou num saco de lixo sem fundo onde vocês vão jogando todas as brigas.

Mas será que o amor é isso? Cadê aquele cidadão que te achava linda com o cabelo atrapalhado de manhã cedo? Cadê aquele cara que andava com o celular tirando foto de cada movimento que você fazia? Cadê aquele cara que fechava os olhos e sentia seu perfume no ar quando você usava Love Spell? Cadê aquele cara que disse que nunca ia te largar? Cadê aquele cara que viajou, que insistiu, que moveu o mundo pra ficar com você? E cadê você?

Você tá em algum canto. Largou sua vida de lado e foi viver a dele. Enquanto ele se divertia com os amigos, você enchia o saco dele com suas crises de ciúme. Enquanto ele ia pra festa, você ficava em casa queimando neurônios imaginando o que ele estaria aprontando. E quanto mais ele vivia, mais você esmoecia. Murcha como uma criança que acabou de descobrir que Papai Noel não existe. Que o amor, você nem sabe mesmo se ele existe. Que a confiança e o respeito às vezes valem mais do que juras de fidelidade eterna. Que não existe nada eterno. Que a gente nunca sabe até onde vai se a gente não pagar pra ver e for junto. Que vai até aonde a gente deixar ir. Que alguns caminhos não têm volta, mas têm várias saídas de emergência. Que a sua vida tem urgência e todo resto é bobagem. Que você nasce sozinho pra aprender a fazer escolhas sozinho. E que você só está acompanhado quando aprende a ficar sozinho.

<><><><><><>

Não me canso de dizer que este blog não é um diário virtual e que os textos são obras de ficção. Obras na minha mente em construção. E para os curiosos de plantão, comunico que sim, tá tudo lindo!
Beijos e ótimo final de semana.

23 comentários:

Anônimo disse...

Opa sou a primeira a comentar hoje rs rs!! tb passo por aqui todo santo dia, Brena minha querida se seus textos sao obra de ficção eu nao sei, vc é quem diz, mas que sao otimos sao, e nao sei pq o esteven spilberg, o Jorge lucas, ou outro diretor de cinema americano ecritor de comedias romanticas açucaradas nao te achou ainda menina
bjs e fica com Deus
ahhhhh!! ja ia me esquecendo ja pensou em largar a publicidade e ser escritora ia vender feito água!!

Anônimo disse...

Bem, pra mim tem que ter equilíbrio, tem que ser os dois lados...
Bjitos!

Anônimo disse...

i, amiga... isso tá parecendo aquela música: pensei que era jóia rara, era bijoteria.

Fê Seixas disse...

A-D-O-R-E-I
Vc escreve bem moça!!!!
Sem contar que isso ai é bem verdade. Muitas vezes deixei minha vida de lado e quando notei estava usando o que ele queria, ouvindo o som que ele gostava e fazendo o que eu julgava ser o que ele queria.

Vida Nómade disse...

Oieeee

Olha não sou uma curiosa de plantão,e que otimo que ta tudo lindo pra vc.Acompanho os "dois" blogger ha um tempãooo e confesso to meio zonza...
Mas quer saber?
Dificil dizer quem escreve mais.

Desculpe por ser indiscreta...


Bjinhos

Ricardo Rayol disse...

Um baita ensaio sobre o drama do relacionamento mudo. Se tem alguém que é amplamente favorável ao diálogo sou eu, mas é claro que nada disso vale se o cara, ou a mulher, é um perfeito canalha.

Anônimo disse...

"que nao existe nada eterno" E por coincidência, ontem na Ericeira, à beira-mar, era de "para sempre" e "eterno" o tema de minhas inqueitações. E olhando pra trás vi que já n acredito mais em "eternidade", "pra sempre"... td é tão transitório,tão móvel, tão pouco palpável. E olhando os olhos pequenos dela, combinamos isso. eu, ela, sem planos. Só a gente e a memória da imensa alameda de Tunis, onde passei a acreditar no invisível dos dias. E onde tb comecei a nos perder de vez. Breninha, é assim que caminha a vida nas duas margens do oceano: por entre alamedas, e à beira-mar caminhando. Vai daqui meu abraço, em arco sobre o Atlântico.
Sempre feliz pela sua felicidade.

Késia Maximiano disse...

Brena, parabens!!!!
Vc escreve mto, moça!!
Adoro o teu cantinho..
bjão

Anônimo disse...

Alma aberta, coração vazio e copo cheio... isso expressa com fidelidade os homens de hoje em dia... que pena...
bjos

Feliz disse...

querida brena, sou seu fã desde o dia 17 de fevereiro. não perco um texto. às vezes eu queria, mas não consigo. beijo.

Anônimo disse...

Parece que você contou minha vida aí, brena. Seus textos são muito bons. Parabéns. Só hoje consegui comentar. rsrs.

Anônimo disse...

Bunito e triste ;/

;*

Anônimo disse...

Muito bom mesmo!!!
Carambola, vc escreve muito bem...
E q criatividade!
Muito Prazer, Leila.

Bailarina disse...

Já estou ficando cansada de sempre dizer a mesma coisa...BRILHANTE, Brena, BRILHANTE!

E eu estou na difícil e árdua tarefa de aprender a ficar sozinha...um dia eu ainda chego lá!

Adorei!

Bjooooos

Ps: Bailarina atualizado...passa por lá!

Divã disse...

Por isso que todo mundo gosta daqui... não é um diário virtual, mas poderia facilmente ser.. nos vemos em muitas das suas estórias.
Bjus
Divã-Loira
=)

Jujú disse...

Aff...deu até uma pontada no coração! E não pude evitar, as lágrimas vieram à tona...

Ai, que difícil comentar um texto qeu parece ter sido escrito pra mim...eu fiz isso, eu me tornei alguém que não era, murchei, perdi o brilho...eu não perdi só o cara que um dia amei, eu me perdi! E ainda tento me buscar, coisa que anda bem difícil!

Obrigada por mais esse texto Brenda...Aff! Nem faz idéia o quanto me tocou!

Muitos Beijos!

Unknown disse...

Apesar do texto, que está maravilhoso, o melhor é saber que está tudo lindo..


beijos

Anônimo disse...

me senti esse monstro sarado da balada...

como posso ser tão egoista e arrogante..

david santos disse...

Bem, eu hoje estou mesmo de mal com a minha querida amiga, Brena!
Tem alguma coisa que dizer que seus textos são ou não ficção?
Ai, ai, ai!
Esse trabalho tem que ficar ao cuidado do seu visitante.
Ou quer ser dona da imaginação dos outros?
Se não gostasse da minha amiga tanto como gosto, hoje nem sei o que diria!
Não vou zangado, mas...
Abraços, minha linda.

David Santos

Anônimo disse...

Perfect!

Anônimo disse...

Como não???

Anônimo disse...

black mold exposure,
black mold symptoms of exposure,

wrought iron garden gates,
your nest iron garden gates, here,

hair styles for fine thin hair,
search hair styles for fine thin hair,

night vision binoculars,
buy, night vision binoculars,

lipitor reactions,
lipitor reactions,


luxury beach resort in the philippines,
beach resort in the philippines,

homeopathy for baby eczema.,
homeopathy for eczema learn about it.,

save big with great mineral makeup bargains,
companies marketing mineral makeups,

Moita disse...

Você capou os comentários do seu Blog e eu pra postar tive que voltar a 2007.

Não gostaria de perder. ôps, gostaria nada. Vamos colocar isso de uma forma mais positiva. Eu DESEJO continuar comentando seus posts. rsss

E por falar em perder, lhe digo que não sou muot bom pra lidar com perdas.

Deixe-nos comentar, por favor. rss

1 cheiro no cangote.