26 abril 2006

AMIGA PELA METADE


Que história é essa de amiga pela metade? Eu não gosto de metades. De gente que não sabe ser. Que não sabe a que veio. De respostas em monossílabos. “Não” e “sim” nunca foram resposta. Isso não é amizade. Amizade de verdade tem que ter cumplicidade. Tem que ter olho no olho. Sentimento. Troca. Troca de confidências. De desabafos. Amores à parte. Esses não trocamos.

Quem é você que se diz minha amiga e eu não sei da sua vida? Que já fomos confidentes e hoje eu nem sei se está saindo com alguém. Se está feliz. Se ele te faz feliz. E eu não sei o nome do cara que está saindo com aquela que um dia se disse minha amiga sem conhecer o verdadeiro sentido da amizade. De compartilhar emoções perdidas. Conquistas. Derrotas. De compartilhar aquela noite de sexta-feira, quando ninguém te chamou pra sair e você teve que ficar em casa assistindo tv.

Quer saber? Você não me apetece. Tenho preguiça profunda de gente que não se dá. De gente “pé atrás”. De gente que é amigo nas horas vagas. Não, baby, eu quero full time. Eu quero a amiga que é toda ouvidos. Conselhos. Palavrão. Choro. Riso. Noite. Champagne. Vinho barato. Festas. Tropeços na calçada. Convites pro evento do ano. Mico do ano. Chocolate no cinema. Fila de cinema. Shopping no meio da tarde. Piscina no sábado de manhã. Assunto que não acaba mais. Telefonema sem assunto. Viagem pra praia. Os bonitos no trânsito. Os feios por toda parte. Os caras que a gente quer. Os caras que a gente não quer. Os caras que querem a gente. Os caras que não querem a gente. A gente.

No amor, existe essa história de “cara metade”. Não sei. Nunca achei que tivesse faltando nada por aqui. Agora, não me venha com essa moda de “amiga pela metade”. Não vai colar. Dobre seus monossílabos numa mala e envie-os pra Abu-ghraib. Daí, se os sintomas persistirem, despacho você junto semana que vem.

36 comentários:

Anônimo disse...

Uh!
Q tudo...
Ainda bem q no identifiques com seu texto de hoje! hehehe...
Apesar da distância, parece q estamos mto perto uma da outra... estamos sempre ligadas.. o pior disso tudo é a saudade de tê-la por perto pra curtirmos mais, quem nem aquele feriado passado.. "se ela dança eu danço"!!! hehe..
É.. o dia q a gente sentar pra rever todas nossas histórias, acho q vamos virar dias e noites!!! São muitas e de todos os tipos.. eternizaram em minha vida a muito tempo!!!
Te amuuuuuuuuu my mió friend!!!

Bjsss e se cuide ai!
Se animar, venha neste feriado... Uh!

Ana Boaventura disse...

Depois me passa esse endereço das arábias. Preciso mandar umas pessoas pra lá. Na verdade, vou mandar um container...pq é gente demais que "se" acha, e não fazem a MENOR falta! hashhaha!
bjo querida!
Aninha

Flávia C. disse...

Eu sempre tive amigas pela metade. No colégio, isso era muito comum comigo, na hora de sair ninguém saía, ninguém chamava, ninguém se lembrava da minha existência. Mas na hora de estudar, todo mundo ficava na minha cola.

Eu tenho raiva disso pq naquela época eu tinha uma vontade de achar minha turma, tentava ser amiga (de verdade!) mas nunca tive sorte. Não faço questão hoje em dia de manter contato com essas pessoas, acho até bom manter distância, já que elas nunca me deram valor.

Eu queria ter uma amiga companheira desse jeito. Hoje em dia não sinto falta, o Tex participa tão ativamente da minha vida que supre qualquer tristeza em relação à amizade que eu já tive.

Beijos e bom dia pra vc!

Daniel Santos disse...

vida engraçada,
no meio de coisas
bate essa vontade
quase infantil
pouco adolescente
quase adulta
um tanto idosa

tal vontade me quer:
escreva, escreva.
sobre toda (a/des)ventura
que me habita os sonhos

o sonho de sono
o sonho de dia
o sonho nos sonhos
o sonho do livro vermelho

assim, abro meus braços

venha, venha
crianças, vagabundas,
amizades ainda que pela metade
princesas de mentira , alienadas
intelectuais e precisas

então que venha
toda inspiração
sem qualquer poeira
mínima de distinção

ser apenas:
ar e respirar

quando menos esperava
despi uma alma
defini tua nobreza
e te fiz uma verdade


uma verdade prostituta
que vendo para leitores confortáveis
para o amor que até chega perto, mas...

essa verdade que pisa nas flores
te risca no asfalto quente
traçando estádios de amarelinha
onde meu céu é um inferno,
e o inferno é seu.

só falta uma pedra para atirar:

ah, essa vida é mesmo engraçada!
que me traz um épico da madrugada,
de um tormento após temporal

onde tudo o que restou de mim
apagou-se em letras borradas
que fizeram amor com 1000 estrelas,
até a noite apagar e o dia acender.

assim, vou eu, engraçada vida,
descansar para sempre.

até amanhã.

lipeburger disse...

também odeio falta de entrega. Sou apaixonado por tudo, pelas coisas, pelas situações, pelas pessoas que gosto. Aliás, quando gosto...AMO! Quando não gosto...ODEIO!! Não sou uma pessoa de "meios" e não suporto me relacionar com gente assim. "Tanto faz" não é resposta.
_ Oi vamos no cinema?
_Pode ser...

Pode ser de cú é rola!!!
Ou a pessoa acontece, explode, vive, grita, sonha perto de mim, ou vai catar coquinho em outro canto!!!
é isso ai...bota a fulaninha pra escanteio!!! mil beijos lindinha!

Laura Pantaleao disse...

é isso aí amiga!!! tô contigo e não abro! também não tenho muita paciência para gente que não se entrega. e não falo só de amigas... mas, infelizmente, encontrar uma amiga que compartilhe tudo o que você falou é quase tão difícil quanto encontrar a bendita alma gêmea (pelo menos, para mim, sempre foi). já me decepcionei muito no campo da amizade. por aqui então, nessa terra de comedores de queijo raivosos, é ainda mil vezes mais difícil encontrar bons companheiros para a alegria e pra tristeza. mas também não reclamo muito, pois encontrei uma boa amiga (brasileira) que já me ajudou demais nos momentos difíceis mas com quem também me divirto muito.

bjinho!

ps - mudei o modelo da minha página e perdi minha seção de links... :( help!

Anônimo disse...

Disse o Cazuza:´"É melhor viver 10 anos a 1000 que 1000 anos a 10".

O meio termo é um porre mesmo!

Ou caga, ou sai da moita, né não sô?

Bjos

Anônimo disse...

Ah, também não gosto desse meio termo, carinho inseguro, caminho deserto...não que as pessoas precisem ser 100% certas, 100% alegria, mas ser inteira e ser sincera é fundamental. Beijos

Anônimo disse...

Eita que tu disse uma coisa muuuuito certa!

Anônimo disse...

amizade pela metade não existe! a verdadeira amiga é fiel e companheira por inteiro!
texto lindo como sempre, sou sua fã, vc sabe disso!
saudades d vc no meu blog!!
bjs queridaa
=*

Anônimo disse...

Amiga!!!Emocionei lendo esse texto!!!tudo verdade...qtas amizades que surgem no nosso caminho que não nos pertence....
Amizade verdadeira é isso...pode passar anos,ter uma distância enorme,ter uma variação de idade tremenda que qdo se encontra depois de séculos...ela tá ali!Viva!Cheia de casos pra contar;não só relembrar os bons momentos antigos,mas saber apreciar o novo,a diferença de cabeças,de pensamentos...e mesmo assim estar ali...por inteiro,admirando a amiga como no nascimento da amizade!!!!
Amo vc,querida amiga!!!!Vc é uma amiga assim...passou tempo,distância,diferenças e continuamos com nove anos de idade...e eu indo na sua casa brincar de Barbie!!!!rss...
Bjos

Anônimo disse...

Amiga esse comentário acima é meu....rss...não consegui botar o nome!Simone

Tex Murphy disse...

Amizade é uma coisa complicada. Você tem toda razão, esse negócio de amigo pela metade num dá não... Gente egoísta, que não se dá, que só se aproxima nas horas boas num dá não. Por isso que meus amigos são pouquíssimos... E por isso que a Flávia antes de tudo é minha melhor amiga, pq ela sim é pau pra toda obra...

Beijão procê!!!

Joao Guandalini disse...

Concordo, ser amigo de verdade dá trabalho e seguindo a inexoravel lei do menor esforco, temos que ter poucos...Imagina todo dia alguem te ligar bebado pra desabafar, todo dia alguem exigir que vc passe a tarde falando de hipoteses, jogando conversa fora e por ai vai, no way... hehehe Saludos!

Anônimo disse...

Falou "só" tudo.... ou frio ou quente, o morno eu vomito!

Te linkei, tem problema??

Beijos

Anônimo disse...

Texto que eleva, parabéns.

Saramar disse...

Brenda, bm dia.
vim correndo só pra responder. Volto mais tarde para comentar.
Na realidade, tenho 3 blogs. É, eu sei, sou mesmo, de pedra. rssssssssss
Sou eu mesma no Janelas, no Falares e também no http://lidosevividos.zip.net.
Mas, não mande me internarem, tá????
Beijos, querida.

Anônimo disse...

adorei o texto..minhas amigas sao assim...ou seja, nao sao amiga...vou mandar seu texto para uma delas....na se preocupe vou colocar a autoria....bom fim de semana

Anônimo disse...

Tem razão, Brena... Nada pela metade é muito legal. Nunca damos muito valor... Mas às vezes fico pensando sobre metades... Metade pode ser algo a ser completado por nós que, ignorantes, não nos damos conta de que conosco, poderia ser pleno... Mas talvez seja só um pensamento tolo...
Bom fim de semana pra você.
E um beijo enorme...

Anônimo disse...

Passando aqui só para desejar um ótimo feriado. Beijos

Dé Tolentino disse...

Não existem pessoas-metade. Nós somo inteiros, cada um à sua maneira. Amigos e amores são inteiros que se completam. Amizades são combústiveis da vida! Amigo é pra puxar a orelha quando preciso, pra abraçar quando o mundo parece vazio, pra chorar as mágoas, pra dividir as alegrias, pra fazer programas de índio, pra ir nas festonas badaladas e rir horrores, amigo é simplesmente uma pessoa que entende seu olhar. Entende quando é pra você olhar aquele gatíssimo que tá passando lá atrás, ou a baranga ali do lado que vai render gargalhadas deliciosas... Coisas simples, coisas bobas. Coisas, de amigos...
(Ps: ainda bem que hoje posso falar: vc é minha AMIGA! assim mesmo, em caixa alta, como num grito!)
(ps2: contei pra todo mundo da msg "tô fosca até agora..." saí da sala pra rir)

Unknown disse...

Aí eu vi! Mulher decidida! Bjs!

Marco Aurélio disse...

Brena

Cheguei até o seu blog através do blog do Walter. Também adoro animais. Tenho três cachorros.Como você também gosta deles dê uma olhada no meu post de 13 de fevereiro(Dia Internacional de protesto contra a cruel industria de extração de pele de animais da China)e no de Março 27(Canadá inicia matança das focas harpa). Para amenizar ,que tal um pouco de literatura neste sábado? Dê uma conferida no poema PÊNDULO na postagem de hoje.

Bjs

Marco Aurélio disse...

Brena

O pai de um amigo de adolescência que ainda vejo até hoje, costumava dizer:

" amigo é aquele que senta com você na chuva pra comer um quilo de sal"

Tinha razão. Nas horas boas e amigos eventuais é fácil achar.
Quero ver nos tempos difíceis. Ai temos certeza de quem é e de quem finge ser.

Bjs.

Anônimo disse...

Como diz a música do Milton Nascimento: "Amigo é coisa pra se guardar de baixo de sete capa...". Belo tema! E te agradeço por ter ido me visitar e gostado do post.rs! Beijos e tenha um ótimo feriado.

Saramar disse...

Brenda, boa noie.
Amigos são como flores. Há os que intoxicam de tanto perfume e há os que nem cheiram, nem nada. E entre esses extremos, há uma infinita gradação.
Eu creio que o melhor mesmo é manter a qualidade, como você tão bem demonstrou neste texto.

Beijos

Luma Rosa disse...

E o mundo está todo assim, pela metade. As pessoas têm medo de doarem-se e sofrerem decepções. A amizade é espontânea, ela simplesmente acontece com quem você menos esperava. Bom dia!! Beijus

Dani Morreale Diniz disse...

Hummmmmmm, a propósito :

Quer ser minha amiga? rs

Só aceita um monossílabo!!!!!!

Beijosssss sem metade

Walter Carrilho disse...

Vou tentar escrever sem monossílabos, para não ser empacotado. Puxa, você escreve com força no teu blog. Dá para ver a marca da caneta no papel, juro.

lipeburger disse...

esse friozin tá ótimo pra postar ein? que ce acha?
hehehehe
beijos

Anônimo disse...

A D O R E I !!!!!
beijo
N

Feio disse...

monossílabos podem ser interessantes...

Anônimo disse...

AMIZADE = CUMPLICIDADE ....


Falou tudo, não precisa nem falar mais nada !!!!


Vamos contar na mão os amigos que temos , alias, puts .... Nem na mão agente tem!!!

Se for 2 amigos , ou até 3 mesmo que agente considera do fundo do nosso coração, que são realmente cúmplices nossos!!!

Beijos

Anônimo disse...

muito bonito todos seus textos!!!!!!!!!!vc escreve muito bem....que coincidencia eu tb nao gosto de amiga pela metade....eu gosto de gente verdadeira ...q aceita as diferenças e que mesmo distante nunca deixa de gostar...e se está distante que fique perto..q tenta aproximar ...q incomode com a distancia...ou saber o pq da distancia?enfim amiga de verdade é muito dificil..a gente se engana achando as vezes q alguem é sua amiga e vc se decepciona quando nao é!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

muito bonito todos seus textos!!!!!!!!!!vc escreve muito bem....que coincidencia eu tb nao gosto de amiga pela metade....eu gosto de gente verdadeira ...q aceita as diferenças e que mesmo distante nunca deixa de gostar...e se está distante que fique perto..q tenta aproximar ...q incomode com a distancia...ou saber o pq da distancia?enfim amiga de verdade é muito dificil..a gente se engana achando as vezes q alguem é sua amiga e vc se decepciona quando nao é!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Aprendi muito